LANN UFPI

Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UFPI – LANN UFPI (@lannufpi)

Sobre a liga

      A LANN UFPI atua em três principais vertentes: ensino, extensão e pesquisa. A primeira ocorre através da realização de aulas teóricas com intuito de fundamentar um conhecimento base nos participantes acerca das áreas de Neurologia e Neurocirurgia, para que estes estejam preparados para a execução de atividades práticas. São exemplos: Epilepsia, Cefaleia, Trauma cranioencefálico, Aneurismas Cerebrais, Bases Anatômicas do Diagnóstico Neurológico, além de outros assuntos pertinentes. Tais aulas são abertas para estudantes do curso de Medicina da cidade de Teresina, através de Cursos, Jornadas, Simpósios, Workshops e Aulas abertas, ou (em sua maioria) são voltadas exclusivamente para os membros da liga acadêmica.

   Geralmente, as aulas são ministradas por neurologistas e neurocirurgiões. Além do ensino no âmbito teórico, a liga também propõe as atividades práticas realizadas no âmbito do Hospital Universitário da UFPI (HU-UFPI), sendo restritas aos acadêmicos de medicina matriculados na própria UFPI por regras da instituição. Nesse âmbito, os ligantes têm a oportunidade de realizar anamnese e exame físico em pacientes sob supervisão de médicos a fim de aprender as manifestações clínicas mais frequentes dos principais distúrbios neurológicos.

    Quanto à segunda vertente de atuação, a LANN UFPI desenvolve ações para o público em geral, com a intenção de democratizar o acesso à informação e ao atendimento especializado para milhares de brasileiros que sofrem de problemas neurológicos recorrentes, como Epilepsia, Cefaleia, Doença de Parkinson. Em períodos normais, o núcleo atuante da liga planeja atividades beneficentes com a população de Teresina, como Campanhas, Mutirões, Jornadas, com foco na prevenção e na conscientização acerca dos temas, de acordo com seu cronograma de ensino. Em anos anteriores, por exemplo, realizaram-se eventos no Dia Roxo e o Dia Mundial de Combate à Cefaleia, datas de conscientização sobre a epilepsia e a cefaleia respectivamente.

     Em períodos normais, o núcleo atuante da liga planeja atividades beneficentes com a população de Teresina, como Campanhas, Mutirões, Jornadas, com foco na prevenção e na conscientização acerca dos temas, de acordo com seu cronograma de ensino. Em anos anteriores, por exemplo, realizaram-se eventos no Dia Roxo e o Dia Mundial de Combate à Cefaleia, datas de conscientização sobre a epilepsia e a cefaleia respectivamente. No âmbito da pesquisa, o grupo visa fomentar desde trabalhos epidemiológicos até pesquisas clínicas, ainda incipiente em nossa região, mas em desenvolvimento.

MESA DIRETORA 2019/2020

  • Presidente: Matheus Rodrigues Corrêa
  • Vice-Presidente: Marcos Vinicius Bertoldo Gomes
  • Dir. Financeiro: Isadora De Castro Ferreira de Oliveira
  • Dir. Ensino: Gabriela Leal Bezerra
  • Dir. Extensão:  Poliana Rodrigues de Abreu e Silva
  • Dir. Pesquisa: Ícaro Araújo de Sousa
  • Dir. Marketing: Leonardo Assunção Lima
  • Ligantes: Ana Vitória de Jesus Félix, Larissa Vasconcelos Silva, Igor de Jesus Pereira da Silva Lima, Carolina Queiroz Feijó, Maria Vitória Cunha de Azevedo, Lícia Apoline Santos Marques, Matheus Henrique de Sousa Moura, Lucas Martins Almeida, João Manoel Almeida Santos e Arthur Augusto Carvalho.

Orientador: Dr. Arquimedes Cavalcante Cardoso

Atividades

▪ Início do grupo de estudos ‘Complicações Neurológicas de Doenças Sistêmicas’, dia 29 de agosto de 2012 no Instituto de Neurociências. Tema: Complicações Neurológicas da Endocardite Infecciosa.

▪ Ação conjunta da LANN UFPI com o Projeto Pense Bem AVC e a IFMSA UFPI, de 22 a 29 de outubro de 2012, para campanha de conscientização sobre Acidente Vascular Encefálico.

▪ Curso introdutório e processo seletivo 2013.1 em 26 de janeiro de 2013, realizados no auditório do HGV.

▪ Curso “Neuroanatomia em 3D”, incluso curso de neuroimagem e workshop em neuroimagem com Dr. Sebastião Gusmão realizado nos dias 09 e 10 de março de 2013, no auditório do CRM-PI.
▪ III Curso Intensivo de Neuro para não-especialista, com Dr. Alexandre Giannetti e Dr. Daniel França, de 19 de março a 06 de abril de 2013, na Assembleia Legislativa.
▪ Mutirão de Parkinson com Dr. Kelson James, realizado no dia 20 de abril de 2013 no Hospital São Marcos.
▪ A LANN-UFPI com o Instituto de Neurociências realizou o evento “Neurocirurgia em Foco – Avanços, Controversas e Complicações”,realizado no dia 18 de maio de 2013 no auditório do Instituto. Com a presença do Dr. Eberval Gadelha (FMUSP-SP) e do Dr. Antônio Aversa Dutra do Souto (INCA – RJ) e discussão de casos clínicos.
▪ Mutirão de Parkinson, com Dr. Kelson James, no dia 26 de abril de 2014 no ambulatório do Hospital São Marcos.
▪ A LANN-UFPI com o Instituto de Neurociências realizou o evento “Neurocirurgia em Foco – Avanços, Controversas e Complicações”,realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2014 no auditório do Instituto. Com a presença do Dr. John Fontenele de Araujo (UFRN), Dr. José Guilherme Pereira Caldas (USP)e Dr. Marcelo Nery e Silva (Hospital Heliopólis – SP) e discussão de casos clínicos.
▪ “I Simpósio Piauiense de Esclerose Lateral Amiotrófica e Doença de Pompe”, com a presença do Dr. Acary Bulle (Presidente-Fundador da Associação Brasileira de ELA) no dia 27 de junho de 2014, no auditório do Instituto de Neurociências.
▪ Evento de Conscientização sobre Epilepsia “Purple Day”, dias 26, 27, 28 de março de 2014, contando com participação integrada da IFMSA-Brazil.
▪ Dia 26: capacitação sobre epilepsia com a Dra. Marcília Fellippe;
▪ Dia 27: Campanha de conscientização na comunidade;
▪ Dia 28: aula aberta sobre “Epilepsia com foco na criança” ministrada pela Dra. Juliana Barbosa e “Epilepsia com foco no adulto” ministrada pelo Dr. Raimundo Feitosa Neto.
▪ Participação do Módulo “Hands On” do II Congresso das Ligas Acadêmicas – COLAC em 2014, com o módulo prático “Semiologia dos Nervos Cranianos da Região Ocular”, ministrado pelo Dr. Kelson James no Centro de Ciências da Saúde – unidade centro.
No presente ano, apesar das intercorrências relativas à pandemia, a LANN UFPI está seguindo as atividades abaixo:
• Aulas semanais, continuadas online durante o período de pandemia, com temas variando entre neurologia clínica e neurocirurgia de acordo com o cronograma estabelecido no início do ano letivo. Algumas delas foram abertas ao público interessado;
• Simpósio online de Atualizações em Cefaléia, contando com 5 aulas de neurologistas membros da Sociedade Brasileira de Cefaléia;
• Grupo de Pesquisa em Traumatismo Raquimedular (TRM) – Atualmente finaliza estudo epidemiológico no centro de referência em tratamento para TRM.
• Grupo de Pesquisa em Doenças Cerebrovasculares – Atualmente encerra estudo em Angiopatia Amiloide Cerebral na população local e avançando a estudo de AVC em jovens.
• Curso anual “A Neurologia que todo médico deve saber” – Sequência de aulas sobre temas essenciais desde a neuroanatomia e semiologia neurológica até a Neurologia Clínica e Neurocirurgia (programado para o final do ano letivo).
Prêmios e títulos:
Além dos projetos de pesquisa em andamento, seguem a seguir as publicações e trabalhos apresentados pelos grupos de estudos da liga em 2019.2: Transient focal neurological episodes-“amyloid spells”: a TIA mimic that should be recognized 1 e Cerebral amyloid angiopathy: a cross-sectional study in a single center in Northeastern Brazil 2. Relatos de caso apresentados no XII CONGRESSO BRASILEIRO DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES: “Carotid Web: an atypical and underrecognized cause of ischemic stroke”; “Thunderclap headache and reversible cerebral vasoconstriction syndrome”.

1. BARROS-ARAÚJO, Marx Lima de et al. Transient focal neurological episodes-“amyloid spells”: a TIA mimic that should be recognized. Arquivos de Neuro-psiquiatria, n. AHEAD, 2020.
2. BARROS-ARAÚJO, Marx Lima de et al. Cerebral amyloid angiopathy: a cross-sectional study in a single center in Northeastern Brazil. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 78, n. 5, p. 277-281, 2020.

Área Temática: Neurologia Clínica e Neurocirurgia

Ligantes: 17 participantes

E-mail: lannufpi@gmail.com

Processo Seletivo: Dezembro de 2020

Fundação: 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *